quarta-feira, 10 de março de 2010

"Sinhá Moça" ou a "Saga do Irmão do Quilombo"?

Oi. Saibam que meu Blog é dez!

Cheguei à marca inédita de 10 comentários... Algo assim muda por completo a vida de um homem...

Descobri também que tive 58 leitores no dia de ontem. Obrigado! É para vcs que escrevo.

Ontem também, ouvindo uma televisão nas redondezas, soube que irão reprisar "Sinhá Moça".

A última versão televisiva da citada novela - é esta a versão que irão reprisar - teve uma reviravolta fora da trama. O romance "água com açúcar" do casal central não estava contagiando os telespectadores; contudo, a galera se amarrava no tal "irmão do quilombo".

Versão tupiniquim de Zorro ou Robin Hood, escolha você, o "irmão do quilombo", em nome da libertação dos escravos e de vingança contra as vilanias e tiranias, lutava pela justiça nos ambientes da trama e teve aumentada, até uma certa dose, a sua importância no folhetim, mas como o folhetim se baseava numa obra de Maria Dezonne Pacheco Fernandes não dava para mudar muito a história (só quem pode fazer isto impunemente são os estúdios Disney, risos) e lá pelas tantas, ficou-se por um tempo sem a presença do herói na telinha - penso eu, na minha ignorância, para não ofuscar demais o casal central com sua presença. O fato de ser o excelente Eriberto Leão, o ator que vivia na tela o "irmão" (Dimas), só corroborou positivamente para a aceitação do personagem pelo público.

Vemos neste fenômeno, não somente uma alteração no roteiro de uma novela, mas sim uma alteração na fotografia dos valores de nossa geração. Já não mais nos prende a atenção os dilemas de um casal que se ama. Importa mais a luta de classes, vencer a injustiça, acompanhar um lider na sua batalha contra o mal. E isto sim, na velocidade dos nossos tempos modernos (não, não estou falando de outra novela, é só força de expressão...), aliado ao sucesso de blockbusters cinematográficos que deixam bem definidos quem é quem na trama, seja "o Bem" ou "o Mal" (para quem pensou no cinema ianque, parabéns; eu estava pensando mesmo é no nosso excelente "Tropa de Elite" - "02, o saco!"), retrata a mudança dos valores culturais de nossa geração tecnocrata. Por aliteração, pressupõe-se que o homem tricotômico do século passado esteja, com a adoção dos bits no seu dia-a-dia (os bits só aceitam valores absolutos, como 0 e 1, bem e mal, ligado e desligado, etc...) voltando a ser dicotômico, como os homens da idade-média, que, distantes das filosofias orientais, acreditavam em bem absoluto e mal absoluto.

O final do post foi meio assim, tipo, viagem na maionese, entende? Depois deste final eu deveria mudar o nome do Blog para diariodaviagemnamaionesedoalf. Hum?!?! Não, vai ficar muito grande, melhor deixar como está...

Melhor mesmo, é eu não viajar tanto na maionese, né?

Bom tudo pra todos,

Ah, sim, quer saber mais?
Novela: http://sinhamoca.globo.com .
Livro: http://www.bondfaro.com.br/preço--livros--sinha-moca-c-classicos-nacionais-maria-dezzone-pacheco-fernandes-8504010384.html .
Autora: http://pt.wikipedia.org/wiki/maria_dezonne_pacheco_fernandes .

Alf.

Um comentário:

  1. Que tal ao final um mini glossário... Pode ajudar a quem não está acostumado, com sua velocidade de raciocínio.
    Beijos. Mírian

    ResponderExcluir