sexta-feira, 30 de abril de 2010

Em busca da PAZ entre os homens...

Oi.
É muito interessante o amadurecimento. Ele nos permite ver a vida de uma forma que nós nunca havíamos visto antes, por mais que aqueles que nos antecederam nos dissessem que as coisas eram daquele jeito.
Amizades, por exemplo. Quantas amizades deixamos de cultivar, de manter, de buscar, em virtude de estereótipos preconceituosos decorrentes de nossa pouca experiência.
Irritamo-nos com coisas mínimas e deixamos de permitir que reine a PAZ. Não encontro outra resposta a esta questão que não seja a imaturidade...
Não consigo enxergar o que pode ser capaz de cegar uma pessoa a ponto de enganar seu amigo ou ainda, que leve o amigo enganado a ter sentimentos que vão do ódio ao rancor e, não raramente, sem escalas...
Existe uma história que conta sobre um casal discutindo sobre uma rua. O homem entra errado no trânsito, mas não é repreendido pela esposa (só em história mesmo, risos...). Ao questioná-la sobre o porquê daquela postura, ela responde: "...é mais importante ser feliz do que ter razão...".
Eu digo a mesma coisa, de forma diferente. O importante é ter PAZ na convivência diária. Se para tanto precisa-se abrir mão de ter razão sempre, que assim seja. O chato, é que minha maturidade não afeta quem me cerca. Outro dia, disse para um interlocutor por oito vezes e da forma mais branda possível: acalme-se! Nada adiantou. A pouca experiência levou a pobre alma a se irritar cada vez mais e, num crescente de animosidade, a irritação acabou me atingindo e tive que revidar. Não por orgulho ou bravura, mas por natureza. Somos seres belicosos. Continuamos a lutar por comida e status quo. Não queria ter razão, tão somente reagi mediante meu instinto de sobrevivência. E tem graça isto? Duas pessoas com mais de trinta anos (eu, então, mais de quarenta...) discutindo? Se engalfinhando, ainda que em palavras?
Preciso amadurecer mais. Mais do que isto, preciso contagiar os que me circundam com atitudes amadurecidas. Pior, tenho que manter uma postura madura, para que com esta postura, contagie os demais. É muito difícil. Sou humano, falho, pecador...
Mas tenho uma certeza, em decorrencia do amadurecimento. O importante é ter PAZ. Busque a PAZ, junto comigo. Se ambos estivermos em PAZ e a buscando, jamais estaremos em guerra um com o outro.
Bjs,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário