terça-feira, 29 de junho de 2010

Sofrimento.

Oi.
Ontem caí na besteira de assistir a um programa capitaneado pela inteligentíssima Luciana Gimenez. Inteligentíssima aqui no caso não é ironia, é fato. Ela é casada com o "manda-chuva" da Rede TV, onde é funcionária, deve ganhar por mês cerca de seis vezes o meu salário anual e recebe pensão até do Mick Jagger... Então, que ela é inteligente e sabe ganhar dinheiro é fato. No tal programa, um casal de homossexuais, pastores, resolveram montar uma igreja voltada para homossexuais. Fiquei pensando: tá todo mundo errado. Por quê, indagariam meus críticos?
Eu explico:
1. Igreja, do latim, Eclesia, assembléia dos de fora. Ora, se é assembléia dos de fora, presume-se que ninguém estava dentro (dos preceitos da Bíblia) e que todo mundo veio de fora, glutão, beberrão, gay, lascivo, ladrão, fofoqueiro, etc... Eu, pela minha circunferência abdominal, me encontro entre os glutões...
2. Partindo do pressuposto que igreja é para todo mundo, não é, ou melhor, não seria necessário criar um recinto para atender uma demanda específica de mercado - o público homossexual - contudo, o pessoal que já estava dentro (da igreja) e que um dia também veio de fora (do vício, do roubo, da libertinagem, também da homossexualidade, etc...), não respeita quem chega, querendo impor uma religiosidade e uma conduta de vida incompatível com a índole de quem chega e acaba afastando quem vem de fora e ainda quer continuar do jeito que está.
3. A criação de uma nova igreja, para atender fins doutrinários, ou, como no caso, de conduta, eu até aceito, tudo bem, não é o esperado à luz das escrituras, mas é um remédio à altura da necessidade, pois Deus também ama os homossexuais e eles também precisam se encontrar com Deus, como qualquer outra pessoa. Mas que seja uma igreja para congregar não somente um grupo específico, mas todos os que vem de fora, inclusive ou, até em local de destaque, os homossexuais. Lá pelas tantas eu descubro que os cultos são fechados e que só entra gay. Aí nós temos o anverso do preconceito. Só os homossexuais tem direito ao conhecimento pleno da vontade de Deus? Ora, se a igreja foi fundada para atender uma lacuna das demais igrejas, mas é igreja, que seja igreja, para todos os povos, línguas e nações. Homo ou hetero, ou beberrão, ou glutão, ou bissexual, ou pansexual ou assexual, ou ladrão, ou demais pecadores carentes de um encontro com Deus (ou seja, todo mundo).
4. Por último, mas não menos importante, fica meu sofrimento em ver a que ponto chegamos: religiososos de diversas correntes evangélicas, com várias denominações eclesiásticas (bispo, pastor, etc...) envolvidos na discussão do problema, porém todos empunhando as suas bandeiras partidárias, ao invés de abrir mão do partidarismo e aproveitar para pregar o evangelho a tempo e fora de tempo (quanto mais diante da oportunidade gratuita dada por um programa de TV no horário nobre).
5. Concluo tristemente desta forma, que por causa do desamor entre os homens, o homossexual é afastado do direito ao encontro com Deus, cria um mecanismo de encontro com ele, mas repete a fórmula, impedindo os não homossexuais de congregarem com eles, incorrendo no mesmo tipo de segregação do qual foram vítimas. Será que o povo nunca irá aprender? E Luciana Gimenez continua enriquecendo. Será que o Mick Jagger tem uma irmã?
Entenderam o meu sofrimento? Transformaram a religiosidade em circo e nós, os que devíamos estar vivendo um cristianismo autêntico, estamos deixando isto acontecer.
Bjs sofridos a todos,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário