sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mentiras....

Oi.
Uma música antiga, do "Secos & Molhados", grupo que levou ao estrelato o performático Ney Matogrosso, dizia algo que, se minha memória não falha, era assim: "Jurei mentiras e sigo sozinho... Assumo o pecaaadooooooo...", já com a transliteração do som gutural emitido pelo incomparável artista (ah, sim, o nome da música é "Sangue Latino"). Mas mentira, para ser crédula, só pode ser dita por um artista. Uma pessoa normal, não habituada a "viver" outra realidade, não consegue mentir.
Eu sou maluco, é diferente. Eu fantasio e o que fantasio, PARA MIM, é verdade. Haja lítio, para dar conta disto tudo...
Voltando aos normais, li uma vez que a mentira é uma forma de equilibrar as coisas. Exemplo: o marido chega em casa tarde, com marca de batom na gola da camisa; a mulher vira-se para ele e pergunta: "onde você estava, seu sem vergonha? Isto lá são horas? E que marca de batom é esta na sua gola?". O marido então, com um ar altruísta, responde: "Amor, nem te conto. Estava eu passando pela praça, quando uma desconhecida SOFREU UM ATAQUE CARDÍACO! Corri para socorrê-la, apliquei-lhe os primeiros socorros, fiz Reanimação Cárdio Pulmonar, deve ter vindo daí a marca de batom, pois lhe fiz a respiração boca-a-boca e quando os paramédicos chegaram, eu continuei acompanhando o resgate, no intuito de ajudar a equipe de socorro. Por isto cheguei tão tarde. Por falar nisto, será que já passou o jornal local? Queria ver se falava alguma coisa...". Todos nós sabemos que o cara estava, na melhor das hipóteses, beijando gente na night. Contudo, ela aceita. Acreditou nele? Não, mas tem hora que é melhor entender que o outro está mentindo e aceitar a mentira, do que, a qualquer preço descobrir a verdade. Porque eu digo isto? Bem, baseado na afirmação sobre o que eu li, para não desequilibrar as coisas.
Diga-me uma coisa: você descobre que o seu marido/esposa te trai. O que você faz? Sai de casa? Deixa tudo pra trás? E seus filhos? E as contas, no seu nome? E o terreno, a casa de praia e todas aquelas coisas legais que vocês se anularam juntos para ter um dia e que hoje vocês têm (e que após uma separação tudo se pulveriza e vira nada)? O que você prefere? Entender que é uma mentira e passar por cima, ou, ir atrás da verdade e junto da verdade encontrar a ruína de tudo que você construiu.
Eu prefiro o equilíbrio. Mas somente quando de primeira eu percebi que era mentira. Odiaria ter que descobrir por mim mesmo que outra pessoa mentiu pra mim e eu não percebi. Esta última observação corrobora a afirmação de que sou maluco, não é mesmo?
Beijos equilibrados, mas nem por isto, totalmente éticos,
Alf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário